Pequeno Guia para cuidados com Áquário

Aquarismo é uma prática antiga. Indícios apontam que os egípcios já praticavam esse hobby, foram encontrados entre as pirâmides. Resquícios de materiais foram considerados como possíveis restos de aquários. O filósofo grego Aristóteles (384–322 a.C.) descreveu cerca de 115 espécies de peixes e criou a “Ictiologia” – ciência dedicada ao estudo dos peixes.

Quem não encontra em sua lembrança um lugar onde contemplou um belíssimo aquário? Ficou alguns momentos, contemplando e se beneficiando da calma e beleza transmitida por esse mini ecossistema?

Você pode ter um aquário em sua casa, deixando o ambiente muito mais acolhedor, belo e decorativo. Porém o que talvez você não saiba é que o aquário não é apenas um objeto de decoração, ele também  trará benefícios para sua saúde, bem-estar e até no seu desempenho profissional. 

Ajuda a eliminar o Stress - A Universidade de Purdue, em West Lafayette, Indiana iniciou um estudo demonstrando que cuidar de um aquário é uma boa terapia para o stress, ansiedade, tensão arterial, Alzheimer, hiperatividade das crianças e insônia. (http://www.purdue.edu/uns/html4ever/1999/990628.Edwards.fish.html)

Benefícios de se ter um aquário:

 

Mais alegria no trabalho - Um outro estudo feito na American Pet Products Manufacturers Association, indicou diversos benefícios associados à presença de aquários em locais de trabalho.

Este estudo apontou a redução da pressão sanguínea, baixos níveis de stress, saúde emocional e física em geral, melhorada. Levando os funcionários a ficarem mais felizes,  saudáveis, e com mais motivação, criatividade e produtividade no  trabalho. A totalidade das empresas entrevistadas concordaram que ter um aquário nos seus escritórios pode relaxar os empregados, 73%  das empresas participantes relataram que um aquário no escritório criou um ambiente de trabalho mais produtivo e 27 por cento das empresas participantes relataram uma diminuição da taxa de absentismo. 

Não é atoa que consultórios médicos e unidades hospitalares em várias especialidades, tem aquários em salas de espera.

 

15

Super Dicas para iniciar um aquário

Abaixo colocamos 15 passos para pessoas desejam se tornar aquaristas mas não tem ideia de como começar

1 - Se você é iniciante, não queira começar com um aquário enorme. O tamanho do aquário é paralelo ao trabalho que demanda; indicamos começar com um aquário de 80 a 100 litros, após uma boa experiência você já estará cuidando direitinho dos seus peixinhos, aí sim indicamos um aquário maior.


2 -  Quando você inicia um aquário, está criando literalmente um complexo ecossistema, talvez você pense que os peixes são os únicos organismos vivos ali dentro, mas não, um aquário é muito mais que isso,  há plantas e microorganismos coexistindo junto aos peixes e dando a eles saúde e vitalidade. É muito importante ponderer quanto a quantidade e procedência de outros seres que estarão envolvidos em seu projeto. Muito cuidado ao colocar pedras e algas, o excesso ou a má procedência pode prejudicar seus peixes.


3 -  O cascalho usado no fundo do aquário deve ser adequado aos peixes que serão criados. Peixes de água alcalina usam o cascalho de dolomita enquanto os de água ácida usam cascalho de rocha cristalina. 


4 - Coloque o termômetro na direção oposta do aquecedor. Dessa maneira você terá uma ideia mais clara sobre a temperatura do tanque. 


5 -  Pense bem antes de começar a montar o aquário. Após colocar a água e os peixes, além de ser muito difícil de movê-lo, não é recomendado. 


6 -  O aquário não deve receber luz direta. Você está criando um ecossistema “artificial”, todos os fatores têm que ser controlados. 


7 -  Após colocar os peixes, nunca troque toda a água do aquário de uma vez. Os peixes podem morrer por causa dessa mudança súbita de balanço. É recomendável  trocar no máximo 25% da água, isso quer dizer, se você tiver um aquário de 100 litros, troque no máximo 25 litros de cada vez. 


8 -  Os peixes devem ser a última coisa a ser posta no aquário. É recomendável esperar entre uma a duas semanas antes de inseri-los. 


 9 - Pesquise e planeje sobre os peixes que você quer colocar no seu aquário. Tente saber o máximo possível sobre as preferências e exigências do animal. 


10 -  Quando estiver escolhendo seu peixe fique atento sobre a saúde dele. Cheque se ele se movimenta rápida e agilmente quando passar a mão em frente ao vidro, se as cores estão brilhantes e vivas. Ele não deve ter nenhum ponto esbranquiçado ou preto no corpo que não sejam característicos da espécie. Peixes que preferem o fundo do aquário e se movimentam vagarosamente podem estar doentes ou estressados. 


11 -  Caso você prefira um aquário marinho lembre-se que o ecossistema demora consideravelmente mais tempo para se formar. Não é recomendável que você ponha peixes nele antes de um mês após a inserção da água e das plantas. Muitos aquaristas preferem deixar o aquário “apurando” por sessenta dias. 


12 -  A maioria dos peixes têm que ser alimentados apenas 2 vezes por dia. Coloque uma quantidade pequena de comida. Caso ela seja toda ingerida coloque um pouquinho mais e evite deixar restos de alimento na água. 

13 -  Na hora de colocar o peixe dentro do aquário não o faça diretamente. Coloque o saquinho plástico onde ele está, ainda fechado, por cerca de 15 minutos na água do aquário. Isso irá reduzir o choque térmico e o stress no animal. 


14 -  Regra de quantidade: um peixe para cada 20 litros de água, ou seja em um aquário de 100 litros seria recomendável ter 5 peixes (não seja engraçadinho para colocar 5 Acaras Disco nesse aquário de 100 litros). O tamanho dos peixes deve ser entre 3 e 4 centímetros. 


15 - Coloque o aquário em áreas que não sejam muito movimentadas.  Se possível crie um tanque de quarentena. É lá que você deve colocar os peixes que compra, pois caso eles estejam doentes não contaminarão todo seu aquário.

Veja este vídeo de como fazer um filtro para seu aquário

 

Manta acrílica para filtros de aquário

Aí você assistiu ao vídeo acima e ficou como uma dúvida, onde encontrar a Manta Acrílica ou Perlon para meu filtro???

Clique abaixo e encontre no ComprarBem

 

 

 

 

 

Transforme seu computador em um lindo aquário virtual. 

Baixe Grátis este lindo Aquário Virtual 3D - Pode ficar tranquilo, nós testamos, livre de vírus. 

PROGRAMA QUE TRANSFORMA A ÁREA DE TRABALHO EM UM AQUÁRIO VIRTUAL 

Categoria: Protetores de tela

Versão:1.198

Funciona em:Windows

Programa: Grátis

por: Crawler Source: https://crawler-3d-marine-aquarium.apportal.com.br

Tamanho: 4,81Mb