As 7 cores mais importantes na publicidade

August 7, 2015

      Ao criar uma arte, seja ela pra qualquer finalidade, é necessário saber como as pessoas interpretam as cores e esse é o momento exato para se decidir: Que tipo de emoção eu quero que minha arte transmita?

 

Veja abaixo o exemplo de grande marcas e como elas usaram as cores para sua vantagem.

 

Veja sempre o lado positivo das coisas: O Amarelo é otimista

 

Amarelo não é a cor do sol, ele é branco na verdade, mas devido a atmosfera terrestre, vemos o astro rei na cor amarela e desde criança o ilustramos nessa cor. Sendo assim, é bem fácil entender o porquê o amarelo evoca sentimentos de otimismo, clareza e calor. Amarelo também é uma cor rica; ele chama a atenção para ouro e tesouros. Outra vantagem do amarelo é que sendo tão brilhante, ele pode se destacar ainda quando está em ambientes que não favoreçam destaque de uma publicidade.

Quem deseja colocar um sorriso nos rostos dos consumidores, invocam o poder de amarelo. Mas atenção, pois nem todos  usam amarelo da mesma forma. Por exemplo, o logo do McDonalds 'arcos dourados' são facilmente aceito por crianças e  transmitem diversão. Outros, como o da UPS, escudo marrom e ouro demontra clareza, é bem mais sutil. 

 

Transmitir confiança: O Laranja Não Espera um pouco

 

Laranja é uma cor que não deixa ninguém passar sem dar uma olhada. Destaca-se no meio da multidão e envia uma mensagem que diz: "Eu não tenho medo de ser o centro das atenções." Laranja é criatividade, joventude e entusiasmado puro.

A marca de motos Harley Davidson  emprega laranja como um elemento-chave em seu logotipo; emparelhamento de laranja com preto e branco tira um pouco do seu "exagero no destaque",  junto com as outras cores forma um logotipo que é ao mesmo tempo resistente e atraente.

Laranja é uma cor ideal para a criançada.  Agarra a atenção de mentes jovens em todo o mundo.

A Fanta por exemplo seduz facilmente os amantes de  refrigerante e não é atoa que é um dos mais consumidos em todo o mundo.

 

Mantenha o fluxo do sangue: Vermelho Aumenta o nível de energia

 

Vermelho pode realmente aumentar a energia das pessoas quando olham para ele. É uma cor poderosa, quente, emocionante, sexy, e urgente. É a cor do sangue e romance, de sinais de parada e rosas clássicas.

Este tom enérgico funciona bem na indústria do entretenimento. O logotipo da Nintendo tem uma fonte simples e quase não usa imagens, mas o uso do vermelho faz sobressair. Netflix também emprega o poder de vermelho; seu logotipo é um retângulo simples com a rotulação corajosa.

Varejistas podem usar o vermelho. O senso de urgência do vermelho ajudam o cliente a decidir por comprar, especialmente em lojas em que as pessoas entram para conhecer produtos que podem levar na hora pra casa.

Coca-Cola leva vantagem nisso, é convidativa, seu vermelho fascína. O logotipo da marca, juntamente com a publicidade da empresa, faz da bebida algo que chama a atenção para a positividade e carinho.

 

Explorando o universo: O roxo e suas faíscas de Imaginação

 

O roxo é a cor da realeza. Ela evoca imagens de grandeza, opulência, e misticismo. Ativa a imaginação e cativa os olhos. Grandes marcas aproveitam regiamente do roxo, "tudo é possível" é uma das vibrações do roxo e é usado para atrair clientes que estão à procura de uma experiência que está a um passo do comum.

O canal Syfy é um excelente exemplo de uma marca que emprega roxo. Eles casaram a cor com uma ousada sans serif (fonte usada). A combinação é apropriada para um canal que trata de gloriosas impossibilidades. Roxo traz consigo um senso de sabedoria e o Yahoo faz uso disso.

 

Encontre a sua força: o azul é a tonalidade da Confiança

Tudo que você tem a fazer é sentar-se à beira-mar em um dia claro ou olhar para um céu impecável para saber que o azul é uma cor calmante. O oceano e o céu são igualmente poderosos, como o azul. De fato, azul transmite sentimentos de força, confiabilidade e tranquilidade.

Marcas de tecnologia como Dell, IBM, Intel, e AT & T tiram proveito da mensagem fiel do azul; eles criam produtos que as pessoas confiam em seu dia-a-dia. Marcas que vendem aparelhos e máquinas também são amantes do azul; GE e Ford por exemplo.

O uso de azul na arte remete ao observador a impressão de uma empresa que se orgulha do seu profissionalismo, confiabilidade e robustez.

 

Abrace o Meio Ambiente: O verde é para o Crescimento

 A Terra pode ser o 'planeta azul', mas há uma abundância de verde aqui também. O verde é serenidade e paz, e  transmite a ideia de crescimento, cultural, espiritual, etc...

Muitas marcas cujos produtos lidam com o ambiente, utilizam verde. John Deere e Animal Planet usam essa cor. Claro, o valor de verde vai além de empresas focadas em natureza.Whole Foods tira proveito do fato de que as pessoas associam verde com saúde.

 

 

Os Classicos: Cinza, preto e branco são simples e elegantes

 

Tecnicamente, o preto e o branco não são cores. O preto é a ausência de cor e o branco é uma combinação de todas as cores. Aspectos técnicos de lado, porém, preto e branco -, juntamente com outros tons neutros como o cinza - para fazer logos marcantes.

Preto é profissional e passa credibilidade, mas pode ser nervoso também. Branco é limpo e puro. Usá-los juntos faz de uma marca atemporal e bela. Nike e Puma usam o preto para uma vibração nervosa, enquanto os jornais e outras publicações usam preto e branco para o equilíbrio e simplicidade da combinação.

Cinza também desempenha um papel importante no mundo da arte, especialmente quando tem um brilho para um acabamento prateado. As companhias de carro como o Mercedes-Benz e Honda usam logos que caracterizam prata.

A psicologia da cor é um assunto profundo que fascina os cientistas e leigos iguais. No entanto, qualquer um pode entender o básico e usar esses princípios para criar uma marca eficaz.

 

fonte: https://thelogocompany.net/

 

 

 

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